Fisco avisa contribuintes que têm até 15 de Março para limpar terrenos

Fevereiro 21, 2018
192 Views

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de Março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a ser multados se não o fizerem.

Em colaboração com o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a enviar um e-mail a todos os contribuintes – mesmo os que não detêm terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais – sobre a “importância da limpeza de terrenos e árvores na prevenção de incêndios”.

Na comunicação, o Fisco afirma que até 15 de março “é obrigatório” limpar o mato e cortar árvores 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros e 100 metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.

É obrigatório também limpar as copas das árvores quatro metros acima do solo e mantê-las afastadas pelo menos quatro metros umas das outras e cortar todas as árvores e arbustos a menos de 5 metros das casas e impedir que os ramos cresçam sobre o telhado.

“Se não o fizer até 15 de março, pode ser sujeito a processo de contraordenação. As coimas podem variar entre 140 a 5.000 euros, no caso de pessoa singular, e de 1.500 a 60.000 euros, no caso de pessoas coletivas. E este ano são a dobrar”, lê-se na nota.

Recorde-se que com o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) foi aprovado o regime excecional das redes secundárias de faixas de gestão de combustível, que define que este ano a limpeza deve ocorrer até 15 de março e que as multas serão o dobro, ou seja: até 10 mil euros no caso de pessoa singular e 120.000 euros no caso de pessoas coletivas.

O decreto-lei 124/2006, de 28 de junho, que estabelece as medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, define que os “proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível”.

Este ano, e até 31 de maio, as Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato, sendo que os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a ressarcir a Câmara do valor gasto na limpeza, recorda o Fisco na comunicação de hoje.

Na mesma comunicação divulgada hoje, os contribuintes são aconselhados a manter-se informados sobre o risco de incêndio na área de residência, a verificar se o sistema de rega e mangueiras funciona, a limpar telhados e a colocar redes de retenção de fagulhas na chaminé.

You may be interested

Entrevista a Adelino Costa, Presidente da Associação Social e Cultural de Louredo
Social
34 views
Social
34 views

Entrevista a Adelino Costa, Presidente da Associação Social e Cultural de Louredo

Repórter - Dezembro 13, 2024

  Notícias de Vieira: Qual foi a motivação inicial da Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL) para a implementação…

Projeto “RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva” termina com sucesso no Concelho de Paredes
Social
133 views
Social
133 views

Projeto “RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva” termina com sucesso no Concelho de Paredes

Repórter - Dezembro 13, 2024

O projeto “RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva”, promovido pela Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL), chegou ao seu fim após um…

Espírito natalício invade Salamonde no próximo fim de semana
Região
132 views
Região
132 views

Espírito natalício invade Salamonde no próximo fim de semana

Repórter - Dezembro 12, 2024

  A quadra natalícia está aí e Salamonde vai celebrar com o tradicional Mercado de Natal. É já nos próximos…

Leave a Comment

Your email address will not be published.