Capacitar para Incluir: uma Iniciativa promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Pitões

Junho 7, 2018
401 Views

 

 

Sessão sobre “Marketing Pessoal e sua importância na inserção laboral”

A realização do Projeto “Capacitar para Incluir” radica na perspetivação de que a pobreza é, na atualidade, vivida e representada como um modo de vida degradante, como sinal de um estigma de que se é portador dentro do quadro da chamada sociedade de abundância que atualmente vivenciamos. Tal perspetivação leva a que a perceção e a vivência de situações tidas como de pobreza ou de exclusão social se tornem uma constante no quadro societal atual, levando, assim, à aparição de uma maior sensibilização face a essas problemáticas e, concomitantemente, à necessidade de desenhar intervenções que colmatem essas franjas cada vez mais amplificadas de desintegração social. Assim sendo, resulta como fundamental a necessidade de uma intervenção diferenciada, articulada ao nível institucional, abrangente e multidimensional, que ative os indivíduos não apenas profissional e socialmente, mas nas suas competências mais pessoais, mais íntimas de autoestima e autoconceito, entretanto devastados.

A população alvo do Curso é constituída por pessoas altamente vulneráveis, desprovidas de competências pessoais e sociais e, por conseguinte, com severas dificuldades de inserção social e profissional. Dentro daquela população destacam-se DLD`s e beneficiários do RSI. A referida ação, com duração de 300 horas, é ministrada em período laboral (9h00-13h00 e das 14h00 às 17h00), entre Maio e Junho. Esta iniciativa é financiada pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.

De acordo com Benedita Aguiar, Diretora da Entidade Formadora Die Apfel, “o projeto pretende, a curto prazo, promover o empowerment, dinamizando os recursos individuais (ex: autoestima e autoconceito) e coletivos (ex: disponibilizar o acesso à informação). Pretende-se ainda despoletar as disposições de ativação para a construção da autonomia existência, social e económica. A médio prazo tem como objetivo promover o acesso ao mercado de trabalho (por via do desenvolvimento pessoal e social e da integração em percursos de dupla certificação). Pretende-se, também estimular uma maior estabilidade ao nível da gestão das redes de suporte social (ex: família ou instituições de suporte). A longo prazo pretende-se inserir e incluir social e profissionalmente os destinatários, promovendo a contribuição individual para o desenvolvimento económico, por via do trabalho justamente remunerado, quebrando desta forma o ciclo de pobreza e exclusão social”.

Benedita Aguiar sublinhou que ao longo do Curso haverá uma preocupação em “assegurar o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens e controlar o progresso ao nível dos saberes e comportamentos, atendendo aos objetivos pedagógicos propostos e às singularidades de cada formando; prestar apoio psicológico a cada formando, para que sejam debeladas eventuais variáveis intrapsicológicas que impeçam a concretização dos objetivos, bem como acompanhar os formandos no momento pós-formação”.

You may be interested

CAVA PARTICIPOU NO TORNEIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
Religião
156 views
Religião
156 views

CAVA PARTICIPOU NO TORNEIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Repórter - Janeiro 21, 2025

A equipa de desporto adaptado do Clube Amigos de Vieira (CAVA) participou no Torneio Nacional de Desenvolvimento - Futsal 2025,…

Resposta do Partido Socialista de Vieira do Minho   ao comunicado do PSD local sobre a 2ª Revisão do PDM
Região
183 views
Região
183 views

Resposta do Partido Socialista de Vieira do Minho ao comunicado do PSD local sobre a 2ª Revisão do PDM

Repórter - Janeiro 18, 2025

  Tendo o Partido Socialista de Vieira do Minho manifestado publicamente preocupação pela falta de transparência na implementação e na…

PS DE VIEIRA DO MINHO DENUNCIA   FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE REVISÃO DO PDM
Região
122 views
Região
122 views

PS DE VIEIRA DO MINHO DENUNCIA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE REVISÃO DO PDM

Repórter - Janeiro 17, 2025

  O Partido Socialista de Vieira do Minho manifesta preocupação com a falta de transparência e divulgação por parte da…

Leave a Comment

Your email address will not be published.