ADIV promove formação em “Imagem, autoestima e autoconceito” para beneficiários do RSI e desempregados de longa duração
Vânia Cruz, Consultora de Beleza, promove workshop para os formandos da ADIV
As vivências de exclusão no concelho de Vieira do Minho são pluriformes, registando-se três causas preponderantes que ajudam a explicar a situação de exclusão em que muitos indivíduos se encontram: inexistência de condições para a entrada no mercado de trabalho, que se relaciona frequentemente com problemas de saúde e de justiça e com comportamentos aditivos (alcoolismo); a recusa/desmotivação para a (re) entrada no mercado de trabalho (indivíduos que cristalizam todas as problemáticas de pobreza e exclusão social), desajustamento entre a procura/ oferta de emprego. Por detrás destas causas “há sempre um défice de competências pessoais, sociais e/ou profissionais que devem ser trabalhados, na sua génese, sob pena de todas as tentativas de inserção serem goradas”, referiu Benedita Aguiar, diretora da Die Apfel.
A população alvo do Curso é constituída por pessoas altamente vulneráveis, desprovidas de competências pessoais e sociais e, por conseguinte, com severas dificuldades de inserção social e profissional. Dentro daquela população destacam-se DLD`s e beneficiários do RSI. A referida ação, com duração de 300 horas, é ministrada em período laboral (9h00-13h00 e das 14h00 às 17h00), entre Maio e Junho, contando com o apoio do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.
A ação tem como objetivo “reconhecer a importância da imagem, autoestima e autoconceito na inversão de trajetórias de vida negativas e capacitar os formandos para a interiorização de competências necessárias ao exercício de uma cidadania ativa e responsável, que valorize as diferenças, nomeadamente a nível do género”, referiu Ana Vasconcelos, Presidente da Direção da ADIV.
De acordo com Benedita Aguiar, Diretora da Entidade Formadora Die Apfel, “o projeto pretende, a curto prazo, promover o empowerment, dinamizando os recursos individuais (ex: autoestima e autoconceito) e coletivos (ex: disponibilizar o acesso à informação). Pretende-se ainda despoletar as disposições de ativação para a construção da autonomia existência, social e económica. A médio prazo tem como objetivo promover o acesso ao mercado de trabalho (por via do desenvolvimento pessoal e social e da integração em percursos de dupla certificação). Pretende-se, também estimular uma maior estabilidade ao nível da gestão das redes de suporte social (ex: família ou instituições de suporte). A longo prazo pretende-se inserir e incluir social e profissionalmente os destinatários, promovendo a contribuição individual para o desenvolvimento económico, por via do trabalho justamente remunerado, quebrando desta forma o ciclo de pobreza e exclusão social”.
Benedita Aguiar sublinhou que ao longo do Curso haverá uma preocupação em “assegurar o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens e controlar o progresso ao nível dos saberes e comportamentos, atendendo aos objetivos pedagógicos propostos e às singularidades de cada formando; prestar apoio psicológico a cada formando, para que sejam debeladas eventuais variáveis intrapsicológicas que impeçam a concretização dos objetivos, bem como acompanhar os formandos no momento pós-formação”. Neste enquadramento Vânia Cruz, Consultora de Imagem, realizou um workshop, destinado aos formandos, sobre a importância da imagem.
You may be interested
CAVA PARTICIPOU NO TORNEIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
Repórter - Janeiro 21, 2025A equipa de desporto adaptado do Clube Amigos de Vieira (CAVA) participou no Torneio Nacional de Desenvolvimento - Futsal 2025,…
Resposta do Partido Socialista de Vieira do Minho ao comunicado do PSD local sobre a 2ª Revisão do PDM
Repórter - Janeiro 18, 2025Tendo o Partido Socialista de Vieira do Minho manifestado publicamente preocupação pela falta de transparência na implementação e na…
PS DE VIEIRA DO MINHO DENUNCIA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE REVISÃO DO PDM
Repórter - Janeiro 17, 2025O Partido Socialista de Vieira do Minho manifesta preocupação com a falta de transparência e divulgação por parte da…