FRANÇA DECIDE HOJE POSSÍVEL ENCERRAMENTO DE FRONTEIRAS, APÓS AUMENTO DOS CASOS DE COVID-19 NA CATALUNHA-ESPANHA

Agravamento da situação na Catalunha preocupa Emmanuel Macron, que vai reunir-se com o Conselho de Defesa na sexta-feira para avaliar um eventual fecho da fronteira.

Julho 24, 2020
5146 Views

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai reunir-se hoje sexta-feira com o Conselho de Defesa do país para avaliar um eventual encerramento das fronteiras de forma a conter a propagação da Covid-19, revelou na quarta-feira um porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, citado pela agência Efe, após uma reunião do conselho de ministros.

A possibilidade está em cima da mesa após um agravamento da situação epidemiológica na Catalunha, região espanhola que faz fronteira com França, mas Gabriel Attal não especificou que fronteiras ao certo poderão ser afetadas.

“Não descartamos nada por princípio. Observamos a situação tal como ela é. Observamos todas as medidas que se podem tomar para garantir a segurança sanitária”, disse. Segundo o responsável, cerca de 350.000 trabalhadores cruzam diariamente a fronteira entre os dois países, o que deverá ser tido em conta na decisão que sair do Conselho de Defesa. “Não se exclui absolutamente nada, não há nenhum tabu sobre esta questão”, frisou.

“A única coisa que nos preocupa é a proteção dos franceses, é a única coisa que nos guia e que nos levará a tomar outras decisões sobre a questão das fronteiras”, cita ainda a agência Efe.”

A possibilidade não é absolutamente nova. No sábado passado, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse que “não descarta a possibilidade de fechar de novo a fronteira” com Espanha. “Por agora, a situação local não é grave, mas devemos estar vigilantes e discutir o problema com as autoridades espanholas”, afirmou, citado pelo espanhol ABC, numa visita a Prades, um comuna francesa junto à fronteira com Espanha. Jean Castex comentou mesmo a evolução da situação em Espanha, mais concretamente em Barcelona, onde os números “são muito piores do que aqueles que observamos em França”, disse. “Inquieta-nos.”

Esta semana, o número de novas infeções em Espanha disparou, tendo o país registado 730 novos infetados na quarta-feira, mais 201 do que no dia anterior. Esta quinta-feira, o número voltou a subir: foram registados mais 971 casos. Destes, 415 foram na região de Aragão, que também faz fronteira com França, e 183 na Catalunha.

You may be interested

ESTÁ A CHEGAR PRIMEIRA EDIÇÃO DO “AI ARTUUUUR!”, O CARNAVAL DE RUA DE SALAMONDE
Região
51 views
Região
51 views

ESTÁ A CHEGAR PRIMEIRA EDIÇÃO DO “AI ARTUUUUR!”, O CARNAVAL DE RUA DE SALAMONDE

Repórter - Fevereiro 2, 2023

  A associação Rufeiros de Pena Má e a Junta de Freguesia de Salamonde estão a preparar um novo conceito…

Morte de cônjuge passa a dar direito a 20 dias de falta ao trabalho
Nacional
5 views
Nacional
5 views

Morte de cônjuge passa a dar direito a 20 dias de falta ao trabalho

Repórter - Janeiro 25, 2023

  A extensão a 20 dias foi provada com os votos a favor do PS, PSD e PCP e a…

POPULAÇÃO DE ANISSÓ E SOUTELO PREOCUPADA COM EXPLORAÇÃO DE GRANITO
Região
33 views
Região
33 views

POPULAÇÃO DE ANISSÓ E SOUTELO PREOCUPADA COM EXPLORAÇÃO DE GRANITO

Repórter - Janeiro 24, 2023

O PS de Vieira do Minho visitou, no passado domingo, dia 22/01/2023, as freguesias de Anissó e Soutelo e ouviu…

Leave a Comment

Your email address will not be published.