Formandos de Práticas Técnico Comerciais dinamizam role playing

Iniciativa organizada no âmbito do Curso de Aprendizagem, promovido pela Die Apfel

Julho 22, 2022
45 Views

 

No decurso da semana os formandos do Curso de Aprendizagem de Práticas Técnico-Comerciais, promovido pela Die Apfel dinamizaram um role-playing, uma atividade que consiste na representação dramatizada do ato de venda, com o objetivo de detetar e corrigir possíveis erros ou exemplificar métodos e técnicas de venda, sendo que um formando desempenha o papel de vendedor e outro de comprador.

Na opinião da coordenadora pedagógica, uma das formas de qualificar os futuros técnicos comerciais, para aprimorar as suas técnicas de vendas, é o recurso à técnica de role-playing. Esta técnica é indicada quando o objetivo é representar de forma “virtual” situações comerciais, que normalmente ocorrem na realidade, para aprimorar a técnica de vendas. Portanto, “vai além da formação (saber fazer), porque é um sistema de transformação (saber fazer como deve), através da formação pela prática”, referiu Benedita Aguiar, coordenadora pedagógica da Die Apfel.

O objetivo de um teatro de vendas é, assim, transformar uma forma ineficaz de agir, noutra que se caracteriza pela sua habilidade, podendo ser alcançado através de qualquer uma dessas três linhas de ação: mostrar o erro típico de forma isolada; mostrar o erro que a equipa costuma cometer; mostrar uma técnica apropriada a uma situação específica.

Benedita Aguiar salientou que há alguns erros que se devem evitar, aquando da realização de role-playing, designadamente “amadorismo e/ou frivolidade; ausência de um objetivo de aprendizagem claro; Improvisação; A atribuição incorreta de papéis; O facto de um dos atores saltar o papel e agir de forma diferente do acordado; A sensação de luta que faz com que os atores queiram “derrotar” uns aos outros em vez de aprender; Crítica da pessoa e não da representação”,

Ao nível de gestão do grupo é de “evitar algumas gafes que podem prejudicar a dinâmica, nomeadamente o sarcasmo, comentários lateriais, entre outros”, terminou a coordenadora pedagógica.

A iniciativa foi dinamizada no âmbito do Curso de Aprendizagem de Práticas Técnico-Comerciais, promovido pela Die Apfel e financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Programa Operacional Capital Humano (POCH), Programa Portugal 2020, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE).

You may be interested

Começaram as Intervenções na Floresta em Valença  Operação “Condomínios da Aldeia”
Região
127 views
Região
127 views

Começaram as Intervenções na Floresta em Valença Operação “Condomínios da Aldeia”

Repórter - Maio 21, 2024

A Câmara Municipal de Valença deu início à operação denominada “Condomínios da Aldeia”, que vai promover uma grande intervenção florestal em 12…

Luís Soares partilha declaração de princípios da candidatura à distrital do PS Antero Barbosa destaca “experiência, competência e disponibilidade de Luís Soares”
Política
84 views
Política
84 views

Luís Soares partilha declaração de princípios da candidatura à distrital do PS Antero Barbosa destaca “experiência, competência e disponibilidade de Luís Soares”

Repórter - Maio 20, 2024

  Luís Soares vinca os princípios que o guiam assegurando que “A base de um projeto político são os princípios…

Oficina de Estética apresentada na escola de Medicina da Universidade do Minho
Social
262 views
Social
262 views

Oficina de Estética apresentada na escola de Medicina da Universidade do Minho

Repórter - Maio 16, 2024

  Decorreu ontem, na Escola de Medicina da Universidade do Minho, uma apresentação do Projeto Oficina de Estética. A referida…

Leave a Comment

Your email address will not be published.