O poder transformador das soft skills no pós-pandemia

Workshop organizado no âmbito do Curso de Aprendizagem de Práticas Técnico Comerciais

Julho 22, 2022
107 Views

 

O mundo mudou e as soft skills são hoje, mais do que nunca, determinantes. Aquelas (soft skills) não são apenas uma característica particular. São, também, o resultado da combinação de diversas habilidades sociais e comunicacionais, de uma forma de ser, de aproximação aos demais e outros fatores que permitem a uma certa pessoa relacionar-se e comunicar com os outros, de uma forma efetiva. Para os futuros técnicos comerciais “as soft skills são absolutamente cruciais não só para alcançarem os seus objetivos comerciais, mas também para cimentar a relação com os seus clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes”, referiu Benedita Aguiar, diretora pedagógica da Die Apfel.

Respondendo à questão “Quais serão as soft skills mais preponderantes no pós pandemia?” Benedita Aguiar referiu que, no seu ponto de vista, “serão a empatia, a flexibilidade e a comunicação. As incertezas, perdas e mudanças que ocorreram na pandemia impõem da nossa parte empatia. Apesar de muitas vezes ser subestimada, a empatia é relevante, nomeadamente nos ecossistemas laborais. Colocar a empatia em ação é perceber quando o outro está com problemas e oferecer-lhe ajuda, por exemplo. É também considerar as opiniões de um colega de equipa que levam a novas perspetivas e ideias no seio de um grupo. Na realidade, a curto ou médio prazo, as pessoas não se lembrarão das nossas ações, mas sim da forma como as fizemos sentir. Assim, a empatia (ou ausência desta) condiciona a forma como seremos lembrados no futuro, despertando nos outros (ou não) sentimentos positivos. E na medida em que possamos construir relacionamentos próximos, também obteremos resultados positivos para o nosso próprio bem.

A flexibilidade será, no meu ponto de vista, uma soft skill basilar no pós-pandemia. Na realidade, um nível elevado de flexibilidade permite uma fácil adaptação às mudanças, evitando quebras de produtividade e conflitos desnecessários. Por outro lado, despoleta uma maior motivação, predispondo-nos a um maior interesse em conhecer o outro e as suas necessidades. Uma pessoa flexível é capaz de modificar metodologias, estratégias e planos de ação, se tal for necessário, introduzindo as mudanças que se afigurem necessárias. Por fim, a flexibilidade facilita a análise de novas situações enquanto oportunidades.

As competências comunicacionais são determinantes, considerando as conexões e comunicações em tempo real, sob diferentes formas. Passar informações com clareza, sem sentidos dúbios que possam obstaculizar os projetos; fazer-se compreender por todo o espectro de pessoas; saber escutar e ser escutado, respeitando a opinião dos demais, sem anular a sua.

Pese embora a comunicação oral tenha um peso determinante, não se pode descurar a importância da desenvoltura tecnológica para comunicar virtual e eficazmente” terminou Benedita Aguiar.

A Psicóloga Helena Silva referiu que “as transformações societais e laborais que advieram da pandemia têm implicações ao nível do perfil dos trabalhadores. Na realidade ainda persistem disparidades entre as competências demonstradas e as que são determinantes para o desempenho laboral, provavelmente porque não houve tempo suficiente para nos adaptarmos a todas as mudanças necessárias”

As empresas estão a “valorizar trabalhadores com boas soft skills, pois são estas as competências fulcrais, que fazem a diferença face à concorrência e que permitem à empresa alcançar vantagem competitiva em relação aos demais players. É, designadamente, através das soft skills dos colaboradores que as empresas conseguem obter os resultados desejados”, terminou Helena Silva.

A iniciativa foi dinamizada no âmbito do Curso de Aprendizagem de Práticas Técnico-Comerciais, promovido pela Die Apfel e financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Programa Operacional Capital Humano (POCH), Programa Portugal 2020, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE).

 

 

 

You may be interested

AI ARTUUUUR! 2025 levou centenas de visitantes a Salamonde
Região
884 views
Região
884 views

AI ARTUUUUR! 2025 levou centenas de visitantes a Salamonde

Repórter - Março 12, 2025

  O Carnaval de Rua AI ARTUUUUR! voltou à aldeia de Salamonde, com quatro dias de festa. Depois do sucesso…

Salamonde vai caminhar pela Luta Contra o Cancro
Região
228 views
Região
228 views

Salamonde vai caminhar pela Luta Contra o Cancro

Repórter - Fevereiro 28, 2025

  Salamonde vai caminhar por uma causa nobre. No dia 8 de março, Dia da Mulher, decorrerá a caminhada solidária…

JS e PS levam dezenas à tertúlia “Conversa de Gerações”
Política
130 views
Política
130 views

JS e PS levam dezenas à tertúlia “Conversa de Gerações”

Repórter - Fevereiro 25, 2025

  A Biblioteca Municipal Padre Alves Vieira recebeu, no passado sábado, a tertúlia "Conversa de Gerações", dinamizada pela Juventude Socialista…

Leave a Comment

Your email address will not be published.