PS LAMENTA ATRASO E FALTA DE AMBIÇÃO NA ESTRATÉGIA LOCAL PARA A HABITAÇÃO

Janeiro 5, 2023
56 Views

 

A Câmara Municipal aprovou na última reunião de Câmara a “Estratégia Local para a Habitação (ELH) 2021-2031”.

A ELH é um documento que tem como objetivo definir a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação no nosso concelho para a década de 2021 a 2031.

O primeiro aspeto a lamentar pelo PS de Vieira do Minho é que apenas em 2023 se esteja a aprovar uma estratégia a 10 anos que já devia estar a ser implementada desde 2021.
Este facto demonstra que Câmara Municipal esteve desatenta a um tema de tão elevada importância para o Concelho, não sendo capaz de fazer o “trabalho de casa” atempadamente. Com este atraso, a Câmara tem empurrado muitos Vieirenses para fora do concelho por não terem alternativa de habitação na sua terra.

A elaboração e aprovação da ELH é condição obrigatória para se poder aceder a candidaturas no âmbito do programa “1º Direito”.
Importa alertar que, no nosso país, há Municípios que já inauguraram obras realizadas ao abrigo do referido programa de apoio à habitação. No entanto, em Vieira do Minho só agora se aprova a ELH, saindo os  Vieirenses prejudicados por tamanha inação.

A ELH apresentada e aprovada passa, em boa parte, por ressuscitar e implementar projetos que já foram feitos no tempo em que o Partido Socialista geria a Câmara Municipal, prova cabal de que, nos últimos anos, a Câmara pouco ou nada de relevante fez para resolver os problemas de habitação no nosso concelho;

A Câmara Municipal tem referido, em jeito de reclamação, que pretende ter o apoio do PRR mas, lamentavelmente, esta tem o “trabalho de casa” feito para se poder candidatar aos fundos disponibilizados pelo PRR para a área da habitação, o que é revelador de sua incompetência nesta matéria;

Por fim, perante uma oportunidade única que lhe permitiria captar fundos para investir na área da habitação, temática de importância central no nosso concelho pelas suas inúmeras carências por todos reconhecidas, a Câmara Municipal apresenta uma ELH pobre e completamente despojada de ambição, que praticamente nada de novo propõe, desperdiçando uma oportunidade de ouro para resolver um problema estrutural.

You may be interested

ESTÁ A CHEGAR PRIMEIRA EDIÇÃO DO “AI ARTUUUUR!”, O CARNAVAL DE RUA DE SALAMONDE
Região
51 views
Região
51 views

ESTÁ A CHEGAR PRIMEIRA EDIÇÃO DO “AI ARTUUUUR!”, O CARNAVAL DE RUA DE SALAMONDE

Repórter - Fevereiro 2, 2023

  A associação Rufeiros de Pena Má e a Junta de Freguesia de Salamonde estão a preparar um novo conceito…

Morte de cônjuge passa a dar direito a 20 dias de falta ao trabalho
Nacional
5 views
Nacional
5 views

Morte de cônjuge passa a dar direito a 20 dias de falta ao trabalho

Repórter - Janeiro 25, 2023

  A extensão a 20 dias foi provada com os votos a favor do PS, PSD e PCP e a…

POPULAÇÃO DE ANISSÓ E SOUTELO PREOCUPADA COM EXPLORAÇÃO DE GRANITO
Região
33 views
Região
33 views

POPULAÇÃO DE ANISSÓ E SOUTELO PREOCUPADA COM EXPLORAÇÃO DE GRANITO

Repórter - Janeiro 24, 2023

O PS de Vieira do Minho visitou, no passado domingo, dia 22/01/2023, as freguesias de Anissó e Soutelo e ouviu…

Leave a Comment

Your email address will not be published.