Uma das propostas que o Partido Socialista (PS) apresentou para o Orçamento Municipal 2024 poderá transformar significativamente o acesso aos serviços de saúde no concelho. A proposta sugere que a Câmara Municipal assuma a responsabilidade pelo serviço de saúde local durante o período em que agora se encontra encerrado, passando a haver atendimento contínuo 24 horas por dia.
A proposta do PS é justificada com a necessidade de melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, especialmente fora do horário convencional de funcionamento do centro de saúde. Se a Câmara aceitar esta proposta, os Vieirenses passarão a ter uma resposta mais eficaz às suas necessidades, garantindo que a assistência médica esteja disponível a qualquer hora do dia ou da noite.
O líder do PS local, Pedro Pires, entende “que a Câmara deve providenciar no sentido de garantir esta resposta aos cidadãos, melhorando a eficiência dos serviços de saúde e proporcionando um atendimento mais célere e abrangente à comunidade”.
Pedro Pires defende que “a Câmara deve ter uma abordagem proativa na promoção da saúde pública e para isso deve assumir o custo necessário para este alargamento de horário, articulando com a ARS Norte e estabelecendo parcerias com outras entidades públicas ou privadas. O mais importante é que os Vieirenses tenham acesso a um atendimento de saúde 24 horas por dia.”
Muitos Vieirenses elogiam a intenção de melhorar o acesso e a resposta aos cuidados de saúde. A medida surge num contexto em que a pandemia de COVID-19 destacou a importância crucial dos serviços de saúde. Além disso, o facto de Vieira do Minho ter uma população muito envelhecida e a distância para o hospital de Braga faz com que esta resposta seja fundamental.
Se a Câmara puser em prática esta proposta do PS, os Vieirenses terão melhores condições de vida no nosso concelho. Aliás, esse é o propósito do PS que, de forma responsável e construtiva, apresentou 6 propostas à Câmara Municipal para incluir no Orçamento Municipal do próximo ano.