“RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva”
Iniciativa apoiada pelos Prémios BPI “La Caixa” foi ampliada para os Agrupamentos de Escolas de Bitarães e de Mouriz
A Associação Social e Cultural de Louredo está a implementar o Projeto RESPONSE&ABILITY, uma iniciativa financiada pelos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Infância, que tem como missão central promover e fortalecer a parentalidade positiva.
De acordo com Adelino Costa, Presidente da Associação, “a parentalidade positiva é muito mais do que apenas cumprir as necessidades básicas das crianças. Trata-se de cultivar relações familiares saudáveis, baseadas no respeito mútuo, na comunicação aberta e no desenvolvimento emocional, criando um ambiente propício para o crescimento e o bem-estar das crianças. Investir nesta abordagem não apenas influencia o desenvolvimento das crianças, mas também contribui para uma sociedade mais coesa e harmoniosa, onde os valores de respeito e empatia são cultivados desde cedo”.
O Projeto RESPONSE&ABILITY surge como resposta a um contexto identificado pela equipa da ASCL, onde se observam desafios significativos no que diz respeito à conciliação entre trabalho e vida familiar, bem como à necessidade urgente de promover práticas de parentalidade positiva. Este projeto visa, assim, capacitar os pais e encarregados de educação, fornecendo-lhes ferramentas e orientações que lhes permitam enfrentar esses desafios de forma mais eficaz.
Para alcançar os seus objetivos, o projeto está a implementar um programa estruturado, composto por 12 sessões formativas, abordando temas que vão desde a comunicação eficaz até ao estabelecimento de limites saudáveis e à promoção do desenvolvimento infantil. Além disso, estão a ser disponibilizadas sessões de coaching psicológico individualizado para os pais que procuram um apoio mais personalizado.
Mas o RESPONSE&ABILITY não se limita apenas a capacitar os pais. Ele também procura aumentar o conhecimento sobre parentalidade positiva e promover a adoção de comportamentos compatíveis com esta abordagem em toda a comunidade. Para isso, estão planeados seminários onde serão discutidas boas práticas e estratégias de implementação.
O projeto iniciou as sessões os pais e encarregados de educação das crianças do Jardim de Infância da ASCL, mas já se expandiu para os Agrupamentos de Escolas de Bitarães e de Mouriz. Trabalhando em colaboração com diversos parceiros, incluindo profissionais da área da educação, psicologia e desenvolvimento infantil, bem como a autarquia local, o RESPONSE&ABILITY ambiciona criar um ambiente propício ao desenvolvimento saudável das crianças e ao fortalecimento dos laços familiares em toda a comunidade.
You may be interested
Vânia Cruz recandidata-se à Presidência da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas
Repórter - Setembro 13, 2024“É com grande determinação e sentido de responsabilidade que apresento a minha recandidatura à presidência da Estrutura Federativa das…
GDCR SALAMONDE ORGANIZA CAMINHADA ÀS FRAGAS DE PENA MÁ
Repórter - Setembro 13, 2024O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Salamonde está a organizar uma caminhada para o dia 29 de setembro,…
Kiko Correia no Campeonato Portugal Rotax Micro Max
Repórter - Setembro 10, 2024Kiko Correia conquistou, este fim de semana, a terceira posição na 4.ª prova do Campeonato Portugal Rotax Micro Max,…