Alunos de Terras de Bouro plantam árvores no Gerês
Ação decorreu na Mata Nacional do Gerês, Terras de Bouro
Meia centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro assinalaram a semana da Floresta Autóctone com a plantação de árvores na Mata Nacional do Gerês, esta segunda-feira, 25 de novembro, numa iniciativa conjunta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O projeto “Semear, Tratar e Plantar” teve início há um ano numa parceria entre a Direção Regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte e cinco agrupamentos de escolas inseridos nas áreas protegidas do Norte: Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Alvão e Parque Natural do Litoral Norte.
Durante um ano, aos alunos semearam plantas autóctones e acompanharam o seu crescimento e vão agora tratar das respetivas plantações. A plantação contou com a participação da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e da Escola
Básica de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e envolveu 56 alunos do 7º e 8º anos, acompanhados por professores e técnicos do ICNF.
Este projeto de educação e sensibilização ambiental está inserido no Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se assinalou sábado, dia 23 de novembro. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para a conservação da natureza e da floresta autóctone face às alterações climáticas e às consequências dos incêndios florestais.
Além do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, esta iniciativa envolveu os agrupamentos de escolas de Mogadouro, D. Afonso III, Diogo Cão Vila Real e da Apúlia.
O projeto terá continuidade em 2025 e contará com oito agrupamentos envolvidos e cerca de 200 alunos das cinco áreas protegidas do Norte.
You may be interested
Entrevista a Adelino Costa, Presidente da Associação Social e Cultural de Louredo
Repórter - Dezembro 13, 2024Notícias de Vieira: Qual foi a motivação inicial da Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL) para a implementação…
Projeto “RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva” termina com sucesso no Concelho de Paredes
Repórter - Dezembro 13, 2024O projeto “RESPONSE&ABILITY: Parentalidade Positiva”, promovido pela Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL), chegou ao seu fim após um…
Espírito natalício invade Salamonde no próximo fim de semana
Repórter - Dezembro 12, 2024A quadra natalícia está aí e Salamonde vai celebrar com o tradicional Mercado de Natal. É já nos próximos…